Meu momento

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O que eu aprendi com a minha separação

Não que eu queira dar dicas e nem tenho pretensão a isso. Até mesmo porque, cada pessoa sabe onde o sapato lhe aperta. E nem eu sou tão expert assim no assunto, até mesmo porque, foi meu primeiro casamento e minha primeira separação. Mas são algumas dicas do que NÃO fazer! É isso mesmo! Textos que te falam sobre o que fazer, não faltam. É tudo redondamente elaborado para que o processo seja o mais simples possível. Mas na prática, é outra história...

Então vamos lá:
* Não importa o quanto você se importe. A outra parte literalmente não se importa. (Essa eu adoro!!)

* Não tome decisões impensadas, principalmente no que se refere a divisão de bens. Pare, pense, reflita e tente entrar em negociação "do que fica com quem". Se não houver acordo e for preciso vender tudo, venda (até mesmo aquele jogo de panelas carésima que ganhou de casamento). Se mesmo assim não tiver acordo, já chegue na audiência com o Juiz de posse da sua listinha de reivindicações e deixe que ele decida. Pode não ser a melhor alternativa, mas depois não vai existir nenhum tipo de acusação tipo: Você ficou com "tal" coisa que era minha, e vice-versa.

*PA - Escrevi um monte de coisa, mas como sei que entraria em choque com muitas opiniões, resolvi retirar este item.

* Não trate a pessoa que passou meses (ou anos) como se ela não existisse. O fato é que ela existiu e isso não poderá ser mudado. A única coisa que aconteceu foi que você já não pensa como antes. Mas se a ficha da outra parte demorar a cair, dê tempo ao tempo, mas seja humano. Isso é o mínimo.

* Por mais que a ficha caia, um dia (ou vários dias) acontecerão as recaídas também. Isso é normal. Se não entender isso, procure uma terapia, incentive a outra parte também, mas apenas entenda que uma separação nunca é fácil. Principalmente se ainda existe uma pontinha de sentimento. Gritar com a outra parte somente irá aumentar o nível de histeria e descontrole.

* Se a separação foi unilateral, tente dar respostas às perguntas que surgirão, porque elas vão surgir. Se não tiver, tente. Busque dentro de você. Se chegou à conclusão que o melhor é separar-se, significa que todas as suas perguntas você respondeu. Então tente responder às perguntas da outra parte. Se não as tem, procure, mas nunca se cale ou ausente de sua parte responsável nisso.

* Se já estiver se relacionando com outra pessoa, NÃO MINTA! Quando pequeno, te falaram que a mentira tem perna curta?? E tem mesmo. Se já está refazendo a sua vida alguns meses depois da separação, não pense que a outra parte fará o mesmo. Cada pessoa tem um tempo própria de digerir uma separação.

* Não trate como se a outra parte não tenha sentimentos. Palavras duras não resolvem e não ajudam em nada, a não ser pra criar um muro entre os separados. A pessoa pode não ter demonstrado todo sentimento do mundo durante a relação, o que não significa que ela não tenha sentimentos. Todas as pessoas possuem sentimentos, a diferença é que umas demonstram mais, outras menos e outras simplesmente não conseguem demonstrar.

*Não fale mal da pessoa e nem da sua instabilidade emocional para as outras pessoas (ou amigos em comum). Fale apenas a verdade. Se agiu mal, a pessoa não entendeu, apenas fale a verdade, e não apenas o quanto está se sentindo sufocado com a instabilidade emocional na qual você a deixou (e vice-versa). Diga apenas: Eu errei e não estou conseguindo lidar com a situação e nem com a outra parte. É mais coerente e mais justo!

9 Cométários que me fizeram feliz!:

Biana França disse...

Flavinha, acho tão bacana essa sua forma de transformar uma experiência ruim em aprendizado, eo melhor tentar passar isso para os outros.
Bjus.

Janaina disse...

Oi Flavia...Lindo o texto....Quem podia ler esse texto seri o meu ex...Quem sabe ele mudaria um pouco...Beijos

Mulher Paraense disse...

As vezes qdo estou mto magoada tento me controlar, mas acabo desabafando com a primeira pessoa que esteja disposta a me ouvir. muitas vezes já desabafei com minha cunhada, e ela já chegou a me dizer que não sabe como eu aguento.
Como já te disse eu e meu marido temos passados por muitos problemas financeiros, e isso ta acabando com nossa vida de casal, meu marido parece que não quer me ouvir, qse nem conversamos. Tenho pensado seriamente em dar um tempo, tenho sentido mto falta de cuidar de mim, de receber carinho.
Sinto como se estivesse perdendo o meu tempo tentando consertar o que já não tem conserto.
bjs

Jully disse...

A melhor parte do sofrimento é o que a gente tira de bom com o aprendizado... linda postagem real.
Bjão Flavinha e boa sorte sempre!!

Fiona disse...

Amiga, adorei! Esse ultimo item foi uma paulada, rs. Conheço alguns ex-casais que fazem muito isso, em total desespeito a memoria do tempo que passaram juntos. Não é porque se separam que nãunca prestaram. Parece que depois so fica em evidencia os defeitos. Fora essa de se fazer de vitima quando cria uma situação que gerou um problema e nao sabe como contornar depois...

Anônimo disse...

Poxa Flavita, adorei seus conselhos pos-matrimonio.. sao interessantes mesmo e fazem a gente pensar melhor antes de se envolver com alguem a nivel vivendo-a-dois.

SGi/Sonia disse...

Flavinha, você é lindona sabia???
Adorei ler a sua lista, é tão fácil continuar errando mesmo depois do fim.

Beijins com Felicidades:)

Carla Rosso disse...

Poxa Flavinha, fico maior feliz por ver seu amadurecimento, é lindo, sabia? Ver sua evolução como mulher e como ex esposa! Parabéns mesmo!
Você esqueceu de mim,foi? Nunca mais me visitou? Está com raiva de alguma coisa?

Marsyah disse...

Ei bunitinha!
Obrigada pela força, confesso que tô precisando mesmo.
Mesmo quando a decisão de separar é nossa, dói. Principalmente se ainda existe amor. Dói muito.

Olha só, eu realmente não recebi a sua mensagem ontem. Eu até fui na minha página de moderação pra ver. Talvez você tenha se esquecido de publicar. Bom, não importa. O importante é que você pensou em mim.

Mais uma vez obrigada.
Bjux, bjux!

 
Iniciando Ciclos. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino